Bilhetagem Eletrônica
Perguntas mais frequentes:
Como funciona?
O sistema de bilhetagem eletrônica utiliza cartões dotados de um chip de memória e segurança, dispositivo onde ficam armazenados os créditos de passagens que o usuário adquirir. O cartão é recarregável, substitui o dinheiro, os passes escolares e os vales-transportes de papel e é aceito pelo Sistema de Transporte Municipal de Bertioga. Quando o usuário aproxima o cartão do validador (equipamento de leitura do cartão) que fica dentro do ônibus, o valor da passagem é descontado dos créditos armazenados no cartão, e a catraca é então liberada.
Uma das vantagens da bilhetagem eletrônica é a praticidade. Ela torna mais fácil o embarque, descomplicando a vida dos usuários, que não precisam mais aguardar pelo troco antes de passar pela catraca.
Quais os benefícios do cartão de bilhetagem eletrônica?
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Facilita o embarque, descomplicando a vida dos passageiros que não precisam aguardar pelo troco antes de passar pela catraca;
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Proteção contra extravio ou roubo.
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Aumenta a segurança, pois não precisa carregar dinheiro na carteira.
Posso utilizar os ônibus do transporte coletivo sem usar o cartão de bilhetagem eletrônica?
Sim, posso embarcar normalmente sem usar o cartão, pagando a tarifa em dinheiro ao motorista.
O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?
Dirija-se ao Posto de Atendimento da Viação Bertioga – Avenida Anchieta, nº 401, Centro – tendo em mãos o cartão, documento original de identidade. No local, a atendente irá verificar as condições de uso do cartão.
Se o cartão for extraviado ou roubado, o que fazer? É possível a recuperação dos créditos?
Em caso de perda ou roubo, o usuário deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa, em horário de atendimento, para que seja efetuado o bloqueio do cartão que acontecerá em até 24 horas úteis.
- Para solicitar a segunda via do cartão, o usuário deverá comparecer ao Posto de Atendimento da Viação Bertioga - Avenida Anchieta, nº 401 – Centro. O usuário deverá levar o documento original de identidade e a taxa correspondente à segunda via do cartão. Os créditos remanescentes do cartão bloqueado serão disponibilizados na nova via do cartão.
Como posso saber o saldo do meu cartão?
O saldo pode ser verificado no momento da utilização do cartão no validador do ônibus.
O que fazer quando o cartão não liberar a catraca?
Isso pode acontecer quando o cartão estiver bloqueado, danificado ou com problemas no chip. Neste caso, dirija-se ao posto de Atendimento da Viação Bertioga – Avenida Anchieta, nº 401 - Centro, em horário de atendimento. Se estiver embarcado, prosseguirá a viagem mediante o pagamento da tarifa, em dinheiro.
Outra pessoa poderá usar o meu cartão?
O cartão transporte é de USO PESSOAL e INSTRANSFERÍVEL.
Posso ter vários cartões?
Não. Para cada passageiro existirá um cartão único de acordo com sua categoria, que será cadastrado pelo documento.
Existe algum limite de uso para o cartão estudante? Com que frequência pode utilizá-lo?
Sim. O cartão ESTUDANTE só poderá ser utilizado em dias letivos e nos horários correspondentes ao seu período de aulas.
Quantas vezes posso comprar créditos para o cartão ESTUDANTE no mês? Pode ser qualquer quantidade?
O cartão Escolar poderá ser recarregado em qualquer dia do mês, com até 50 créditos de passagens.
Como recarregar os cartões?
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Para cartão ESCOLAR: no Posto de Atendimento da Viação Bertioga, diretamente no caixa, mediante apresentação do cartão e pagamento do valor correspondente.
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Para cartão COMUM: no Posto de Atendimento da Viação Bertioga e nos postos de recarga, mediante apresentação do cartão e pagamento do valor correspondente.
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Para o cartão VALE TRANSPORTE: a empresa empregadora deve adquirir diretamente com o Setor de Vale Transporte da Viação Bertioga. Informações: (13) 3223-3330.
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Cuidados com os cartões de bilhetagem eletrônica. (recomendações válidas para todos os tipos de cartões)
PARA O BOM USO DO CARTÃO ELETRÔNICO:
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Nunca dobrar ou grampear o cartão;
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Não guardar o cartão juntamente com cartões magnéticos, moedas, celulares, bem como próximo a equipamentos eletrônicos;
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Não molhar o cartão;
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Não expôr ao sol ou ao calor;
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Não colar adesivos;
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Um cartão bem conservado e utilizado corretamente, evita erros de leitura e garante sua tranquilidade;