Rodovia Manuel Hipolito do Rego,

Km 220, Bertioga – SP

CEP – 11250-000

(13) 3327-7770

(13) 3223-3330

Horário de atendimento:

Seg. a Sex das 8h às 12h
     13h às 17h

Design by NathaliaRamos

Bilhetagem Eletrônica

Perguntas mais frequentes:

Como funciona?

O sistema de bilhetagem eletrônica utiliza cartões dotados de um chip de memória e segurança, dispositivo onde ficam armazenados os créditos de passagens que o usuário adquirir. O cartão é recarregável, substitui o dinheiro, os passes escolares e os vales-transportes de papel e é aceito pelo Sistema de Transporte Municipal de Bertioga. Quando o usuário aproxima o cartão do validador (equipamento de leitura do cartão) que fica dentro do ônibus, o valor da passagem é descontado dos créditos armazenados no cartão, e a catraca é então liberada.

Uma das vantagens da bilhetagem eletrônica é a praticidade. Ela torna mais fácil o embarque, descomplicando a vida dos usuários, que não precisam mais aguardar pelo troco antes de passar pela catraca.

Quais os benefícios do cartão de bilhetagem eletrônica?

  • Facilita o embarque, descomplicando a vida dos passageiros que não precisam aguardar pelo troco antes de passar pela catraca;

  • Proteção contra extravio ou roubo.

  • Aumenta a segurança, pois não precisa carregar dinheiro na carteira.

 

Posso utilizar os ônibus do transporte coletivo sem usar o cartão de bilhetagem eletrônica?

Sim, posso embarcar normalmente sem usar o cartão, pagando a tarifa em dinheiro ao motorista.

 

O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?

Dirija-se ao Posto de Atendimento da Viação Bertioga – Avenida Anchieta, nº 401, Centro – tendo em mãos o cartão, documento original de identidade. No local, a atendente irá verificar as condições de uso do cartão.

 

Se o cartão for extraviado ou roubado, o que fazer? É possível a recuperação dos créditos?

Em caso de perda ou roubo, o usuário deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa, em horário de atendimento, para que seja efetuado o bloqueio do cartão que acontecerá em até 24 horas úteis.

- Para solicitar a segunda via do cartão, o usuário deverá comparecer ao Posto de Atendimento da Viação Bertioga - Avenida Anchieta, nº 401 – Centro. O usuário deverá levar o documento original de identidade e a taxa correspondente à segunda via do cartão.  Os créditos remanescentes do cartão bloqueado serão disponibilizados na nova via do cartão.

 

Como posso saber o saldo do meu cartão?

O saldo pode ser verificado no momento da utilização do cartão no validador do ônibus.

 

O que fazer quando o cartão não liberar a catraca?

Isso pode acontecer quando o cartão estiver bloqueado, danificado ou com problemas no chip. Neste caso, dirija-se ao posto de Atendimento da Viação Bertioga – Avenida Anchieta, nº 401 - Centro, em horário de atendimento. Se estiver embarcado, prosseguirá a viagem mediante o pagamento da tarifa, em dinheiro.

 

Outra pessoa poderá usar o meu cartão?

O cartão transporte é de USO PESSOAL e INSTRANSFERÍVEL.

 

Posso ter vários cartões?

Não. Para cada passageiro existirá um cartão único de acordo com sua categoria, que será cadastrado pelo documento.

 

Existe algum limite de uso para o cartão estudante? Com que frequência pode utilizá-lo?

Sim. O cartão ESTUDANTE só poderá ser utilizado em dias letivos e nos horários correspondentes ao seu período de aulas.

 

Quantas vezes posso comprar créditos para o cartão ESTUDANTE no mês? Pode ser qualquer quantidade?

O cartão Escolar poderá ser recarregado em qualquer dia do mês, com até 50 créditos de passagens.

Como recarregar os cartões? 

  • Para cartão ESCOLAR: no Posto de Atendimento da Viação Bertioga, diretamente no caixa, mediante apresentação do cartão e pagamento do valor correspondente. 

  • Para cartão COMUM: no Posto de Atendimento da Viação Bertioga e nos postos de recarga, mediante apresentação do cartão e pagamento do valor correspondente.

  • Para o cartão VALE TRANSPORTE: a empresa empregadora deve adquirir diretamente com o Setor de Vale Transporte da Viação Bertioga. Informações: (13) 3223-3330.

  • Cuidados com os cartões de bilhetagem eletrônica. (recomendações válidas para todos os tipos de cartões)

  • POSTOS DE RECARGA - CLIQUE AQUI!

 

PARA O BOM USO DO CARTÃO ELETRÔNICO:

  • Nunca dobrar ou grampear o cartão;

  • Não guardar o cartão juntamente com cartões magnéticos, moedas, celulares, bem como próximo a equipamentos eletrônicos;

  • Não molhar o cartão;

  • Não expôr ao sol ou ao calor;

  • Não colar adesivos;

  • Um cartão bem conservado e utilizado corretamente, evita erros de leitura e garante sua tranquilidade;