Rodovia Manuel Hipolito do Rego,

Km 220, Bertioga – SP

CEP – 11250-000

(13) 3327-7770

(13) 3223-3330

Horário de atendimento:

Seg. a Sex das 8h às 12h
     13h às 17h

Design by NathaliaRamos

Viação Bertioga

A Viação Bertioga desde que chegou ao município, em 1993, sempre contribuiu para o desenvolvimento econômico e social, estendendo seus itinerários, implantando novas linhas, ampliando e renovando a sua frota, de forma a acompanhar a melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, gerar mais empregos para os cidadãos.

 

A Viação Bertioga é a primeira empresa de transporte da região metropolitana da Baixada Santista a implantar, em 1999, o Cartão Transporte Eletrônico que agiliza o atendimento e o embarque do estudante, do trabalhador e do público nos ônibus.  Este sistema informatizado traz confiabilidade e segurança para o usuário, pois as passagens no Cartão Transporte Eletrônicas podem ser bloqueadas e transferidas, em caso de extravio, perda ou roubo.

 

Em 2003, inaugurou nova garagem e escritório. Realiza periodicamente treinamento de seus funcionários. Disponibiliza para seus usuários o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente e o site www.viacaobertioga.com.br. O serviço é informatizado, permitindo ao usuário solicitar pelo telefone (13) 3327-7770 ou (13) 3223-3330, informações e o bloqueio de suas passagens, sendo a transferência realizada no ato da entrega do segundo Cartão Transporte Eletrônico.

 

Ao iniciar o serviço de transporte coletivo e urbano no município em 1º de maio de 1993, a Viação Bertioga circulava com uma frota de 7 ônibus que atendiam 4 linhas municipais e com garagem própria na Av. Anchieta nº 401, no Centro de Bertioga.

 

Atualmente, a empresa atende o município de Bertioga com 6 Linhas Urbanas.  Além disso, realiza o transporte escolar (Rede Municipal).

 

Em 1º de fevereiro de 2002, a Viação Bertioga inaugurou sua nova instalação operacional numa área de 36.500 m2, na Rodovia Rio-Santos, Av. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, km 220,8, no Bairro Vista Linda – Bertioga-SP, com um grande pátio para manobras de veículos e estacionamento; área coberta com 8 entradas para os veículos; almoxarifado; setor de funilaria, pintura e de pneus; tancagem; sistema de lavagem automática dos ônibus; escritório administrativo e operacional, incluindo também, sala de treinamento, refeitório, sanitários masculino e feminino.

 

 

 

A Viação Bertioga, concessionária da operação das linhas de transporte urbano no município de Bertioga-SP, por implantar e manter o padrão internacional de seu sistema com base na gestão da qualidade recebeu em dezembro de 2006, o certificado da Fundação Vanzolini por estar em conformidade com os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 na categoria “transporte municipal de passageiros”.

 

A Política de Gestão Integrada da Viação Bertioga expressa às intenções e diretrizes globais da empresa em relação à qualidade na prestação de serviços e encontra-se formalmente definida com o seguinte enunciado: ‘‘Através do compromisso da direção e dos nossos funcionários, a Viação Bertioga, tem como objetivo transportar os nossos clientes de forma diferenciada e confiável, com: Desenvolvimento contínuo dos profissionais, processos e serviços; Frota adequada; Permanente avaliação de risco; De uma forma sustentável; Preservando o meio ambiente.”

 

O município de Bertioga conta com sistema de transporte urbano de passageiros 100% monitorado com câmeras de segurança. Bertioga também é a primeira cidade com frota urbana de ônibus totalmente adaptados, antecipando em três anos a obrigatoriedade desse benefício, previsto na legislação brasileira para 2014, conforme especificações da Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.

 

Em 2018, a empresa apresentou 11 novos e modernos ônibus com AR CONDICIONADO e WIFI, proporcionando ainda mais conforto ao passageiro durante a sua viagem.

 

Os motoristas da Viação Bertioga recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirantes.

 

 

 

A empresa atua com responsabilidade ambiental começando pelo aproveitamento total da água utilizada na lavagem diária dos veículos, que passa por processo de reciclagem em filtros.  A garagem da Viação Bertioga possui equipamentos para reuso da água nas lavagens dos veículos. O sistema funciona através de filtros e caixas separadoras de óleo, gordura, graxa e areia e devolve esta água limpa e filtrada para ser reutilizada.

 

A Viação Bertioga é certificada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) pelo trabalho no controle de emissão de poluentes. A iniciativa da aferição deste controle faz parte do Programa Ambiental do Transporte, ou Projeto Despoluir, implementado  pela  FETPESP em parceria com a CNT,  SEST/SENAT e  FETRASUL.

 

Ano após ano, a empresa vem reduzindo gradativamente o percentual de emissão de poluentes em relação ao número total de veículos da frota.

 

O Programa Despoluir tem como objetivo conscientizar as empresas do setor de transportes  sobre  os problemas  socioambientais, bem como promover a redução da emissão de poluentes,  visando à melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis. Além da aferição da emissão de poluentes, o programa envolve  palestras e orientações aos mecânicos, motoristas e líderes sobre a necessidade de  mudança de postura com relação ao uso racional de combustível e a  preservação do meio ambiente.

 

Troca de lâmpadas fluorescente por lâmpadas eletrônicas e nos ônibus por Leds - A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas. Estas lâmpadas oferecem uma maior durabilidade e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de serem ecologicamente corretas.

Serviço

Responsabilidade Socioambiental